Ministério da Pesca e Aquicultura lança Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva
- Gênesis Silva
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Brasília, 28 de maio de 2025 – O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) realiza, na próxima terça-feira (03/06), o evento oficial de entrega do 1º Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva, uma iniciativa estratégica que visa fortalecer o setor, fomentar o turismo, impulsionar a economia e preservar os recursos naturais do país.

Pesca amadora e esportiva: desenvolvimento com sustentabilidade
O plano é resultado de um amplo processo participativo, com 16 oficinas realizadas em todas as regiões do Brasil, reunindo pescadores(as), pesquisadores, organizações sociais e representantes de diversos órgãos do governo. Essa construção colaborativa garantiu uma proposta com forte aderência às realidades locais e regionais, aumentando a efetividade das políticas públicas e promovendo um desenvolvimento mais assertivo e sustentável da pesca amadora e esportiva.
Em 2024, mais de 323 mil licenças foram emitidas para a prática dessa atividade no país, além da realização de centenas de torneios e eventos que movimentam a cadeia produtiva e turística.
Estrutura institucional para apoiar o setor
Com a recriação do MPA e a criação de um departamento específico para a pesca amadora e esportiva, o governo federal reforça seu compromisso com o setor. “A estrutura dedicada permite um olhar mais atento às necessidades da pesca amadora e esportiva no Brasil, promovendo políticas públicas mais eficazes e alinhadas com a realidade dos praticantes e das comunidades”, afirma Expedito Ferreira Netto, Secretário Nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva.
Assinatura do Protocolo de Intenções e lançamento da Rota da Pesca Amadora e Esportiva
Durante o evento, será assinado o Protocolo de Intenções entre o MPA, o Ministério do Turismo e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, para a criação da Rota da Pesca Amadora e Esportiva. A iniciativa integra o programa Rotas de Integração Nacional, com o objetivo de dinamizar a cadeia produtiva da pesca em regiões priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), promovendo turismo sustentável, inclusão produtiva e inovação.
Novidades do evento
Além da entrega oficial do Plano Nacional, o evento contará com:
Lançamento do livro “Pesca Esportiva no Brasil”, que reúne estudos e pesquisas sobre a atividade;
Estreia de uma websérie documental produzida em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abordando boas práticas de manejo de peixes e turismo de pesca sustentável;
Apresentação do Painel Virtual da Pesca Amadora e Esportiva, uma nova plataforma com dados e informações atualizadas sobre o setor;
Instituição do Comitê da Pesca Amadora e Esportiva, órgão consultivo vinculado ao Conselho Nacional da Pesca e Aquicultura (CONAPE), voltado à promoção do desenvolvimento sustentável da atividade no Brasil.
Transmissão ao vivo
O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram oficial do MPA:🔗 @minpescaeaquicultura
Serviço
Entrega do 1º Plano Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora e Esportiva📅 Data: 03 de junho de 2025 (terça-feira)🕙 Horário: 10h📍 Local: Auditório Manuel Olímpio Meira – Ministério da Pesca e AquiculturaSIG, Quadra 02, Ed. Soheste – Brasília/DF
📞 Contato para imprensa:📧 imprensa@mpa.gov.br📱 (61) 3276-5193 / (61) 8141-7229👤 Erika Meneses – Coordenadora da Assessoria de Comunicação do MPA
Comentários